Novidades

23|09|08 , 20:39

Charqueada Santa Rita é capa do Caderno Viagem de ZH

23 de setembro de 2008 | ZERO HORA

DICAS (PELOTAS)

A nostalgia das charqueadas

A pousada escolhida para receber a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Pelotas pode ajudar a alavancar o turismo na Zona Sul

A hospedagem escolhida pelo presidente na recente visita ao Rio Grande do Sul ajudou a colocar luz sobre uma das rotas turísticas nascentes em Pelotas, na Zona Sul. Antes de ir a Rio Grande inaugurar a plataforma P-53, aquela que representa o início do desenvolvimento de um pólo naval na região, Luiz Inácio Lula da Silva pernoitou em uma das seis suítes da pousada Charqueada Santa Rita, às margens do Arroio Pelotas, em torno do qual se desenvolveu a indústria saladeiril, responsável pelo primeiro ciclo econômico gaúcho.

O local tem os leitos preferenciais de quem explora o Roteiro de Charme, um passeio organizado em 2005 pelo Sebrae reunindo algumas das atrações locais. A programação turística explora o requinte de antiquários, restaurantes, confeitarias, cafés, livrarias, casas de vinho e museus, heranças culturais do passado próspero de Pelotas, quando a cidade foi a principal referência cultural e econômica do Estado.

Passeios de barco pelo Arroio Pelotas, oferecidos na Charqueada São João e na Santa Rita, mostram ao turista imagens desse passado, recriado nas telas do cinema pelo filme Concerto Campestre, dirigido por Henrique de Freitas Lima. As margens chegaram a abrigar 40 charqueadas, e algumas delas preservam suas sedes até hoje, como as São João, Barão do Jarau, Barão de Butuí. Ainda durante o passeio podem ser visualizadas as charqueadas Bernardes Rodrigues Barcelos e Antônio Oliveira de Castro (Conselheiro Maciel).

A visita ao passado que a cidade preserva no presente continua a cerca de 10 quilômetros dali, na Praça Coronel Pedro Osório, no centro, cujo entorno é resultado da pujança de outrora. O conjunto de casarões do século 19, edificados para abrigar as famílias dos barões do charque, são vizinhos do Theatro Sete de Abril (1831), o mais antigo em funcionamento no Brasil, e do recentemente restaurado Grande Hotel (1928).

À direita da prefeitura, recuado, se avista o Mercado Público (1847), e, à sua esquerda, a Biblioteca Pública (1875). Ao lado da casa dos livros, como uma lembrança de que a riqueza do presente ainda está por ser construída, jaz o prédio do inconcluso Shopping Praça XV.

Ainda na zona central de Pelotas, uma caminhada de cem metros conduz o visitante ao Café Aquário, ponto de encontro de políticos, empresários e intelectuais de várias gerações. É a referência de onde, após apreciar um cafezinho no balcão – ou um bem-casado das doçarias próximas –, o visitante pode buscar os antiquários dos arredores, ou caminhar seis quadras pela Rua 15 de Novembro para apreciar as pinturas de Aldo Locatelli na Catedral São Francisco de Paula, ou ir à Fábrica de Mosaicos, onde se preserva a hoje rara técnica dos ladrilhos hidráulicos.

 

23 de setembro de 2008 | ZERO HORA

 

DICAS (PELOTAS)

Charqueada Santa Rita

 

A hospedagem do presidente Lula foi erguida em 1826. A partir do ano 2002, o lugar ganhou uma aconchegante pousada. Adquirida pelo carioca descendente de escoceses Roderick Clark, em 2000, a propriedade foi restaurada aos poucos. São apenas seis quartos, todos com banheiro, calefação, TV, telefone e rede para conexão à internet. No piso dos banheiros, ladrilhos hidráulicos convivem com azulejos alemães na parede do box. Sem exceção, a mobília provém de antiquários. Na sala do café da manhã, os vitrôs também são franceses. Já os azulejos são oriundos de Portugal. Na sala de estar, cadeiras austríacas esperam os hóspedes à beira de uma lareira.

Serviço
Endereço: Estrada da Costa, 200, bairro Areal
Acessos: a partir do centro da cidade, por meio da Avenida Domingos de Almeida
Funcionamento: todos os dias, das 8h às 19h
Visitação: por agendamento
Informações: www.charqueadasantarita.com.br e1397124194 (53) 3228-2024 ou 3028-2024
Roteiro de Charme
O roteiro, com duas pernoites na pousada Charqueada Santa Rita, com ingresso para museus, passeio de barco e acompanhamento de guia tem valores a partir de R$ 500 por casal.
Informações:
www.pelotasroteirodecharme.com.br
Outros pontos que podem ser visitados em Pelotas:
- Catedral São Francisco de Paula
- Praça Cel. Pedro Osório, com seus casarões históricos
- Theatro Sete de Abril
- Museu da Baronesa
- Café Aquário
- Fábrica de Mosaicos

 

23 de setembro de 2008 |

DICAS (PELOTAS)

Charqueada São João

 

A Charqueada São João ficou conhecida depois de servir de locação para a minissérie A Casa das Sete Mulheres, da Rede Globo. A construção de 1810, localizada ao lado da Charqueada Santa Rita, representou na TV a Estância da Barra, local no qual o líder farroupilha Bento Gonçalves reuniu a mulher, as filhas, as irmãs e as sobrinhas, antes de ir lutar contra as tropas do Império. Hoje, o local oferece visitação, passeios de barco e refeições para grupos de no mínimo 15 pessoas, além de locação para eventos.

Serviço
Endereço: Estrada da Costa, 500
Acessos: a partir do centro da cidade, por meio da Avenida Domingos de Almeida
Funcionamento: diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados
Horário de visitação: das 9h às 18h, de segunda a sexta, aos fins de semana e feriados, das 14h às 18h. É preciso agendar refeições e passeios de barco
Informações: www.charqueadasaojoao.com.br e1397124194 (53) 3228-2425

 

DICAS (PELOTAS)

Charqueada da Boa Vista

 

O prédio que pertenceu ao Barão de Arroio Grande abrigou, em 1874, 104 escravos. A fachada permanece a mesma, edificada em 1811 e reformada em 1938. Desde novembro de 2007, oferece locação para eventos.

Serviço
Informações: www.charqueadadaboavista.com.br e1397124194 (53) 9982-6116 ou (53) 3025-4515

 

DICAS (PELOTAS)

Costa do Abolengo

 

Ao lado da Charqueada da Boa Vista, há um restaurante, inaugurado em 2007 e levantado sobre um deck na beira do arroio. Funciona sábado e domingo ao meio-dia, no inverno, e de quinta a sábado, no verão. O cenário ameno proporcionado pela natureza que compõe a margem do Arroio Pelotas inspira a cozinha – parrilla, paella e pratos de camarão são as especialidades da casa.

Serviço
Informações: (53) 8128-9736 e (53) 8407-4040

 


 



© Charqueada Santa Rita | Desenvolvido por aW³